sábado, 1 de outubro de 2011

Como identificar e denunciar promoções falsas no Twitter


Uma praga recente vem tomando conta das timeline salheias: as tais “promoções” no Twitter. Basicamente, essas promoções pedem para que você dêretweet num tweet postado por eles, fazendo com que você automaticamente concorra a um prêmio, geralmente um celular super caro, como um iPhone 4 ou um Nokia N97 (os modelos preferidos para “sorteio” são Nokia 5800 e Nokia 5530).


Olha que legal: eles ganham alguns retweets e seguidores e, em troca, distribuem dezenas de milhares de reais em prêmios. Incrível, não? Qual será a fórmula para conseguir tanto dinheiro? Será que eles ganham dinheiro a cada RT, igual aquelas antigas correntes milagrosas que prometem doar alguns centavos para uma criança do Zimbábue com câncer, se você encaminhar o e-mail? É óbvio que não. Pouco se sabe sobre as intenções dos que criam essas “promoções”, mas a mais provável que me vem à cabeça é tirar sarro dos que caem no golpe. No exemplo acima, é possível perceber que o golpista mal sabe escrever Brasil corretamente (escreveu “Braasil”), tem milhares de seguidores e… erm… quatro tweets (pois é, o Twitter não sabe contar).



Como funciona uma promoção falsa?

Basicamente, uma promoção falsa funciona assim:
  1. Um usuário se cadastra no Twitter com um nome de uma empresa, como ClaroAppleNokia e afins.
  2. É escolhido uma imagem de fundo e um avatar que faz referência à empresa escolhida.
  3. Cria-se um tweet, geralmente em caixa alta, como: “OS 1000 PRIMEIROS USUÁRIOS A DAREM RT E SEGUIREM O TWITTER DO @conta-falsa-aqui CONCORRERÃO A 10 NOKIA 5530.”
  4. O golpista convida alguns “amigos” ou utiliza a própria conta pessoal para dar RT na promoção falsa.
  5. A promoção toma proporções gigantescas, os amigos dos amigos dos amigos dão RT e um viral no Twitter se forma.
  6. O resultado dos ganhadores nunca sai, ou, quando sai, os ganhadores nunca receberão o prêmio.
  7. A conta falsa é encerrada ou renomeada e uma nova promoção falsa começa.

7 dicas para detectar promoções falsas

Claro que existem promoções verdadeiras no Twitter. No entanto, também existe o outro lado da moeda, e é possível detectar uma promoção falsa com algumas olhadas rápidas. Selecionei algumas para você ter uma ideia:
  1. Quando foi o primeiro tweet relacionado à empresa em questão? Uma conta que postou o primeiro tweet muito recentemente indica que ela já pode ter sido usada em outras promoções falsas.
  2. Qual a relação entre o número de tweets e o número de seguidores? A não ser que a conta seja do Bill Gates ou do Google, é praticamente impossível conseguir milhares de seguidores com pouquíssimos tweets.
  3. O tweet da promoção possui erros ortográficos ou gramaticais? Contas de empresas sérias são mantidas por pessoas que sabem escrever português corretamente.
  4. A conta realmente é oficial? Algumas empresas informam o Twitter oficial nas propagandas ou sites, geralmente com um ícone do Twitter ao lado. Logo abaixo, exemplos no site da Nokia, Claro e Submarino. Contas não mencionadas nos sites oficiais que possuem o nome da empresa, seguido de uma palavra forte, como “oficial”, têm grande probabilidade de serem falsas
  5. Se o Twitter não for de uma empresa, mas de um site, responda: Você conhece esse site? Já acessou esse site para ver se ele é confiável? Sites pouco visitados e pouco conhecidos, por motivos óbvios, não tem dinheiro para fazer promoções no Twitter.
  6. Como o sorteio será feito? Promoções verdadeiras de retweets geralmente são feitas pelo Sorteie.me, da Kingolabs, a mesma que mantém o Migre.me. Inclusive, a Kingolabs tem bloqueado links de algumas contas falsas. Desconfie de promoções que carregam outro encurtador de links.
  7. O Twitter que está fazendo a promoção é de uma pessoa física? Entenda de onde vem o dinheiro. Pessoas físicas podem fazer sorteios, mas não de produtos caros, como celulares, smartphones ou notebooks, até mesmo porque isso não trará benefício algum, a não ser o aumento dos followers, o que nem é tanta vantagem assim. É mais fácil (e grátis!) usar script.
  8. Como ajudar a diminuir (e talvez acabar) com as promoções falsas?

    Agora que você já retweetou, faça o seguinte: acesse o Twitter falso e procure o link “report for spam”. Clique nele. Aparecerá a mensagem “Blocked and reported for spam”. Pronto, você já fez sua boa ação do dia e, de quebra, não receberá mais as promoções do Twitter falso na sua timeline!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade =]